5 seriados para advogado nenhum botar defeito

5 seriados para advogado nenhum botar defeito

Em uma das publicações anteriores aqui no blog, falamos sobre alguns filmes que todo advogado deveria assistir por abordar com maestria assuntos diretamente ligados à profissão, porém o que anda em alta nas telas são as séries. Serviços de streaming como a Nextflix viraram febre nos últimos tempos e se tornaram a nova mania entre públicos de diversas idades.

Hoje em dia, todo mundo conhece alguém que acompanhe uma série e raro são aqueles que ainda não sucumbiram ao “vício”. Dentre as diversas temáticas abordadas, o mundo advocatício está em alta em várias dessas produções, sendo assim, vamos destacar algumas delas que se tornaram as “queridinhas” dos advogados.

1. How To Get Away With a Murder

Talvez essa seja a preferida da maioria dos estudantes de Direito. Em uma prestigiada universidade da Filadélfia, uma professora de direito criminal escolhe seus cinco melhores alunos para que lhe auxiliem em seus casos da vida real como advogada. A série intercala duas histórias interligadas. Uma mostra os casos apresentados pela docente e as soluções jurídicas trazidas pelos seus pupilos. A outra trama se desenrola sobre um assassinato cometido pela professora e o envolvimento involuntário dos estudantes na tentativa de ajudá-la a se livrar da punição.

2. The Good Wife

Retrata a rotina da advogada heroína Alicia que retoma a vida profissional depois de anos como dona de casa, tudo em razão de escândalo sexual envolvendo seu marido. Trata-se de um seriado mais sério e maduro. Além dos aspectos comuns das séries de escritórios de advocacia – casos, defesas e tribunais – a série trata do papel da mulher no mercado de

3. Boston Legal

Para quem se identifica com a defesa, sem dúvidas é uma das séries mais divertidas para assistir. O seriado se passa no escritório Crane, Poole & Schmidt, a banca mais tradicional e conceituada de Boston.

O pitoresco Denny Crane, já muito velho e vivendo apenas da reputação faz dupla com o brilhante Alan Shore, praticamente sua versão mais nova. A série não se furta de enfrentar de nenhuma polêmica, curiosamente semelhante com as brasileiras (aborto, drogas, crimes de mídia).

4. House of Cards

Frank Underwood, interpretado por Kevin Spacey, marca presença na sua prova de direito, a qual, normalmente, trata sobre memorização e interpretação de leis.

E é no nascimento dessas leis que entra House of Cards. A série retrata o elemento jurígeno, isto é, a criação do direito aplicado. O processo de elaboração, trâmite e votação de processos legislativos, tudo regado a muita vaidade e lobby – série é preciosa para entender um pouco sobre algo que não nos explicam muito nas salas de aula, isto é, as influências de empresas a parlamentares.

5. Law and Order

Se Boston Legal é ideal para quem se identifica com a defesa, Law and Order SVU (Special Victims Unit) é próprio para quem tem apreço pela acusação. Dentre todas as ramificações de Law and Order – NY, Los Angeles, Miami – a SVU sai na frente nos quesitos produção e interpretação.

A série trata apenas de crimes sexuais e é um prato cheio para quem deseja se especializar no assunto. Como todos os ramos de Law and Order escritos por Dick Wolf, a série chega neste ano com mais de uma década no ar.

Pronto, depois dessas dicas é só escolher sua favorita, preparar a pipoca, ajeitar o sofá e curtir uma maratona de episódios, afinal, opção é o que não falta!

Deixe uma resposta