Podcast: a nova onda do áudio chega ao ramo advocatício

Podcast: a nova onda do áudio chega ao ramo advocatício

Em um dos últimos textos que lançamos aqui no blog, abordamos a questão do advogado 4.0, que nada mais é do que um profissional que enxerga o avanço da tecnologia como um aliado ao seu trabalho. Hoje vamos falar sobre mais uma dessas novidades que chegam com tudo para acrescentar ainda mais conhecimento de uma forma dinâmica e inovadora.

O podcast é um material entregue na forma de áudio, semelhante a um programa de rádio, porém com a diferença de ficar disponível para o ouvinte escutar quando quiser, não é ao vivo e além disso o conteúdo é criado sob demanda.

A proposta do podcast gira em torno da produção de materiais criativos, que eduquem o público de uma forma que entretenha e não seja cansativo.

Vários sites e plataformas disponibilizam os podcasts, sendo que o consumidor pode optar pelo conteúdo que deseja consumir, selecionando temas e assuntos. Sendo assim, é possível que profissionais de diversas áreas encontrem podcasts referentes aos meios em que atuam.

O que você escuta no caminho para o escritório? Tá cansado das suas músicas? Pronto, então vamos dar algumas dicas de podcasts que todo advogado deveria escutar.

1. Amo Direito

Grandes mestres do Direito abordam temas relacionados à sua formação, como Direito Civil, Direito Constitucional e vários outros, além de dar dicas para concursos e também para a prova da OAB. Conteúdos de motivação também fazem parte dos roteiros.

2. Podcast do blog do Fernando Mesquita

Fernando Mesquita é escritor, professor e palestrante e foca suas discussões em mitos, verdades e conselhos para quem está se preparando para concursos públicos na área do Direito.

3. As Advogadas

As Advogadas é um podcast comandado pelas amigas Deborah Salomão e Mariana Gonçalves, lançado em 2019. Como o nome já diz, elas são advogadas e, neste projeto, propõem um debate descontraído sobre experiências profissionais, acadêmicas e sobre a vida de maneira geral

4. Lexcast

O lexcast é um dos podcasts jurídicos de conteúdo mais vastos. As primeiras publicações datam ainda de 2014 e falam absolutamente sobre tudo que tenha alguma interface com o Direito, de uma forma leve e bem humorada.

5. Anticast

Criado em 2011, o Anticast já foi um podcast sobre design, comunicação e cultura. Atualmente, é uma rede de podcasts com os mais variados temas. Inclusive, possui episódios sobre Direito Penal Internacional, Reforma Trabalhista e Reforma da Previdência.

6. Casal de Advogados

Mariana Gonçalves e seu marido, o advogado Marcus Rezende, comandam o podcast Casal de Advogados. Compartilham assim com outras pessoas os papos calorosos e bem embasados que costumam rolar entre eles. Nesse podcast você vai poder ouvir sobre dilemas profissionais e conhecer dicas de advocacia baseadas nas experiências dos dois.

Toque Final

Os podcasts são tão acessíveis que podem te acompanhar em qualquer lugar, não só no trânsito, eles podem ser uma alternativa na fila do banco, na academia, enfim, em todo e qualquer ambiente que seja possível colocar um fone de ouvido e absorver um pouco de conhecimento. Essa acaba sendo mais uma maneira do profissional estar em constante aprendizado apesar da rotina atarefada e da falta de tempo na agenda.

Deixe uma resposta